Cubesat já na Estação Espacial
Publicado 12. Jan, 2015 por PY2JF - João Roberto como Notícias, Radioamadores
Lançamento do Falcon 9. Créditos: NASA
Brasília, 13 de janeiro de 2015 – O cubesat AESP-14, apoiado financeiramente pela Agência Espacial Brasileira (AEB), foi lançado neste sábado (10) pelo lançador Falcon 9. O nanossatélite chegou a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) a bordo da cápsula Dragon, juntamente com mais de 250 experimentos científicos e suprimento.
Na segunda-feira (12) a capsula Dragon ancorou na ISS e o AESP-14 encontra-se em órbita com a tripulação da estação, a previsão para ser ejetado utilizando o braço robô japonês kibo é de 45 dias.
Projetado, manufaturado e integrado por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) o AESP-14 é um satélite padrão cubesat com dimensões de 10 centímetros de aresta. O projeto também teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e apoio institucional do ITA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O objetivo do projeto é ensinar engenharia de sistemas para alunos de graduação e pós-graduação utilizando como caso de estudo um projeto de missão espacial real, no caso um cubesat.
O AESP-14 é equipado com um modem em banda UHF para enviar mensagens associadas a cientistas brasileiros e desenvolver um experimento radio-amador do Clube de Radioamadores de Americana (CRAM), onde 100 sequências de texto serão transmitidas de forma aleatória. Os primeiros radioamadores que conseguirem receber as 100 sequências receberão um diploma comemorativo que será oferecido pelos gerentes do projeto.
Coordenação de Comunicação Social – CCS
Foto 1: Cubesat AESP-14 ao lado do dispositivo J-SSOD. Créditos: JAXA e JAMSS
Alunos de graduação e pós-graduação do ITA no ensaio de interferência eletromagnético no Laboratório de Integração e Testes (LIT/INPE). Créditos: LIT/INPE
Fonte da Notícia: Agência Espacial Brasileira
Da esquerda para direita: PY2SDR – Edson , Cleber (INPE/ITA), PY2ADN – Adinei (CRAM), PY2DGS – Douglas (ITA), PU2NGH – Lídia (ITA) e PY2JF – João Roberto (CRAM).
O cubesat AESP-14, desenvolvido pelo ITA e INPE em São José dos Campos, foi lançado ao espaço no dia 10 de Janeiro de 2015 pelo lançador Falcon 9, da empresa americana Space X. O lançamento levou suprimentos à estação espacial internacional através da capsula Dragon. O microssatélite AESP-14 estava entre os objetos levado até a estação espacial.
Se tudo correr bem, o satélite AESP-14 será lançado ao espaço, no final de Janeiro, pelo J-SSOD do módulo de lançamento “Kibo” apartir da estação espacial.
O AESP-14 é um Cubesat de 10cm x 10cm x 10cm inteiramente produzido no Brasil por estudantes dos cursos de graduação e pós graduação do ITA. Além de qualificar a estrutura mecânica, elétrica e de controle do satélite, o projeto contempla um experimento radioamadorístico desenvolvido pelo Clube de Radioamadores de Americana (CRAM), onde 100 sequências de texto serão transmitidas de forma aleatória. Os primeiros radioamadores que conseguirem receber as 100 sequências receberão um diploma comemorativo que será oferecido pelos gerentes do projeto. Maiores informações sobre o experimento serão divulgadas em breve.
Saiba mais:
Primeiro Cubesat desenvolvido no Brasil
Cubesat AESP-14: Dragon Já Está Atracada Com a ISS
Sasso
Jun 24th, 2015
Olá amigos !
Parabéns pelo feito.
Qual frequência as mensagens estão sendo transmitidas ?
73
Sasso – PY2IU
paulo
Jan 5th, 2017
gostaria de receber informação de como instalar o SDR não consigo faze-lo funcionar! !!meu e-mail=3at135paulo@gmail.com==Skype-paulo3at135-te:22-999633625