O Lado Negro do VHF Paulista
Publicado 25. Sep, 2010 por PY2JF - João Roberto como Artigos, Repetidoras
Ninguém pode negar que o radioamadorismo é um hobby que, quando praticado corretamente, abre portas para um mundo ilimitado de possibilidades. Se você é radioamador ou se interessa pelo assunto, provavelmente é uma pessoa movida pela curiosidade. Os Radioamadores, em geral, são pessoas interessadas em tecnologia, eletrônica, e o mais importante, em conhecer pessoas interessantes tanto para receber quanto para transmitir conhecimentos. Essa combinação costuma resultar em grandes e duradouras amizades.
Mas hoje quero chamar a atenção para o outro lado da moeda. O que acontece quando o radioamadorismo é mal feito, mal interpretado e mal freqüentado? Ele torna a vida do radioamador, e até mesmo a de sua família, miserável. Quando isso ocorre, e tem acorrido com freqüência no VHF Paulista, resulta em intrigas, ofensas, brigas, que às vezes, na melhor das hipóteses, acabam numa delegacia de polícia. Você acha que estou exagerando? Veja esse vídeo.
O VHF Paulista, mais precisamente num raio de mais ou menos uns 100Km da região de Campinas, está experimentando seus piores dias. Ele está literalmente no fundo do poço. Nas repetidoras temos portadoras, clandestinos que compram rádios em camelôs e as invadem, comportamentos inadequados, comercialização frequente de equipamentos de origem duvidosa, conversas que nada tem a ver com radioamadorismo e que mais paracem com conversas de buteco, pois muitas vezes os envolvidos estão visivelmente bêbados. A lista é interminável. Emfim, um comportamento que se espalha com a ajuda da cobertura de repetidoras de grande alcance contaminando cada dia mais os desavisados. Isso sem contar o péssimo exemplo aos novatos, que vão achar que esse comportamento é normal. E o mais curioso é que existem mantenedores que parecem não se incomodar que sua repetidora só propague lixo. Nos diretos, clandestinos dominam livremente para todo tipo de finalidade, principalmente comerciais. Enfim, uma vergonha. Não mostre a um amigo que ele vai fazer mau juizo de você. E por onde anda a fiscalização?
É nessa hora que muitos reavaliam se vale à pena se relacionar num ambiente desses. E os que desistem são sempre os bons radioamadores, pois os ruins se sentem em casa com esse ambiente. Esse comportamento vem denegrindo tanto a imagem do radioamadorismo que chegamos ao ponto de termos vergonha de dizer que somos radioamadores.
Mas afinal de contas, o que podemos fazer para resgatar nossa credibilidade e tentar melhorar a faixa do VHF, para quem sabe num futuro não tão distante, ela volte a ser um ambiente amigável onde fazemos amigos, não inimigos? Essa é uma pergunta de difícil resposta, mas existem pequenas coisas que podemos fazer para tentar dar início a essa empreitada. E nesse empreendimento, sugestões construtivas são bem vindas, porque se nós não nos preocuparmos em recuperar o VHF, quem vai se preocupar? A Anatel? Você deve estar brincando não é mesmo? A Anatel não fiscaliza nem os clandestinos que interferem nas comunicações dos aviões e podem causar tragédias, porque acha que ela vai se preocupar com radioamadores? Ou nós nos preocupamos com nossos interesses ou um dia vamos perder essa faixa para outros serviços por causa da má utilização. Uma faixa como a de VHF vale uma fortuna, e quanto mais desorganizada e confusa, mas fácil de explicar para a opinião pública uma eventual “desapropriação” da banda.
Esse é o primeiro de vários artigos que pretendo escrever, onde em cada um deles vou identificar um problema e sugerir ações corretivas. Claro que não sou o dono da verdade e essas ações são as que eu acho que poderão ajudar. Sou radioamador há 27 anos e acompanho o VHF desde 1981. Eu acompanhei o surgimento de muitas repetidoras e vi a ascensão e queda do que eu chamo do bom VHF. Por fim, por causa da eletrônica envolvida, me tornei mantenedor de repetidoras, o que me permitiu ter uma clara visão do árduo e custoso trabalho que só quem as mantém conhece. Portanto, se você fica irritado com portadoras, pode imaginar um mantenedor que gasta tempo e dinheiro vendo seu investimento ser desperdiçado de forma tão ingrata. Ninguém merece essa gente.
Vamos lá, cada artigo contará com um link no final para que possamos discutir a efetividade das medidas e trocarmos idéias de melhorias ou mesmo alternativas. Se todos participarem com suas idéias e sugestões, poderemos compilar um guia único e disponibilizá-lo à comunidade de radioamadores, e assim todos saem ganhando.
Clique aqui e dê sua opinião sobre essa iniciativa do CRAM
Embora eu esteja tentado em começar pelo assunto “Clandestinos”, já que tivemos dois casos recentes em nossas repetidoras, e um deles bem complexo, vou me conter e deixá-lo para o segundo artigo. Acredito que esse primeiro será bem mais valioso e atende as expectativas de muitos que tomaram conhecimento de projeto semelhante no passado.
PU2OMP
Nov 9th, 2010
Não se pode esperar menos da comunidade de radio amadores do que a constante vigilância sobre este exercicío de cidadania que é o Radio Amadorismo!
A cidade de Americana e região pode ser considerada privilegiada por estar no ráio de cobertura desta entidade, (CRAM).
Já tive oportunidades de confabular pessoalmente com pessoas, clandestinos e “licenciados”, que interem em diversas faixas.
Quando perguntados do porque disto, nunca produzem resposta crível, por vezes dizem que é por diversão, embora manifestem sentimentos dúbios á diversão, (ráiva, cólera, mágoa).
Deixando claro que, pelo fato de ser “público”, o radio amadorismo, assim como nossas praças de esporte, é alvo da necessidade de alguns em se fazer notados, dando provas claras de que o próprio se encherga como alguém desprovido de capacidades lícitas para tal.
jose camargo
Jan 15th, 2015
Já tive oportunidades de confabular pessoalmente com pessoas, clandestinos e “licenciados”, que interferem em diversas faixas.
Quando perguntados do porque disto, nunca produzem resposta crível, (citação de pu2omp)
A resposta mais indicada pelo acima citado esta na atuação da ANATEL. Sempre nivelando por baixo e de forma comodista, punindo os Reclamantes e dando “respaldo legal” ao Delinquente. Também duvido que se ANATEL Fizer uma fiscalização séria na casa de todos Radioamadores legais não encontrara aparelhos e acessórios proibidos por lei. Com certeza ha exceções á regra, mas a maioria também sera punida por esses aparelhos ilegais.
Raul
Dec 25th, 2010
ISSO NUNCA VAI ACABAR, POIS QUEM DEVERIA FISCALIZAR , QUE É O SR. ”ANATEL”, SÓ SABE FISCALIZAR E LACRAR ESTAÇÕES DE RADIOAMADORES LICENCIADOS….PRINCIPALMENTE A EQUIPE DO FISCAL QUE É FILHO DO PY2AU – ZÉ DO PARQUE……ESSE CARA VIVE LACRANDO ESTAÇÕES DE RADIAOMADORES IDÔNEOS E LICENCIADOS….CLANDESTINOS E PITIMBADORES…..FAZEM O QUE QUEREM!!! ISSO É BRAZIL !!
Adilson José
Apr 27th, 2011
Podemos sim, evitar que esse tipo de pessoa se propaguem nos repetidores com conversas baixas, não rebatendo ou dando ouvido as palavras deles.
PU2OMP
Apr 28th, 2011
João.
Poderia o CRAM fazer uso da ótima imagem e respaldo entre a comunidade de Radioamadores conquistados também com os ótimos encontros para novamente levantar esta lebre e suscitar um debate mais encorpado sobre o tema.
Quem sabe não nos surpreendemos! Talvez o engajamento seja maior do que possamos crer!
Pois, o comportamento de não querer mexer para não ficar ruim com alguns, já se mostrou claramento ineficaz, principalmente nestes tempos de HT XingLing á 130R$ nos Mercados Libres de lá vida.
CARLOS FILHO
May 16th, 2011
Como diz o grande professor Godry … temos que nos livrar dos gatos pois eles não tem motivação alguma,são semnpre do contra são aqueles radioamadores que sempre criticam e se quer fazem algo para ajudar.Temos que nos livrar daquelas pessoas que vivem, dizendo que as ” Não vai dar cero,para que fazer isso? o rádio esta acabando ! ” então companheiros se na sua comunidade …tem radioamadores nesses perfil…livrem se deles ! vamos conviver com radioamadores que queiram evoluir…progredir..pessoas coom capacidade de aprender e ensinar…enfim com pessoas de qualidade ! pois desta forma tudo irá melhorar só depende de nós…
PY2WAR
Nov 2nd, 2011
Gostei muito do texto!
Claro que é triste saber e ouvir que a coisa está desandando, mas isso é um sobe desce constante no radioamadorismo.
O que podemos fazer é manter a fidelidade aos nossos princípios e, no caso das repetidoras, passar para o sistema digital, onde há mais controle.
Sei o quanto custa manter uma estaçao de DX a pleno vapor e já namorei a idéia de uma repetidora para uma cidade perto de Sao Paulo, mas dá medo, investir e depois colher problemas.
Acredito que, como vocês já fazem, é manter um grupo unido propagando ética e amizade, e sempre disponibilizar informaçao, esse é o mais importante!
Quém gosta de rádio vai ficar, mesmo irritado, e a coisa é caminhar e trazer novas geraçoes da forma legal e os ilegais mostar o caminho da legalidade.
Um forte 73!
Bob, PY2WAR
JOSE CAMARGO
Dec 24th, 2012
O grande culpado e essa tal de ANATEL. Onde ja se viu pagar taxa de fisclização para ser “fiscalizado” Se alguem reclama de clandestinos., o fiscal vem primeiro na casa do reclamante.Por que ANATEL não se organiza e começa com um ex- ZZ2, que foi automaticamente a categoria de pu2ymc; UM VERDADEIRO DÉBIL MENTAL que inferniza com linguagem obscena da pior categoria.(veja, hambrasil.com/pu2ymc)
Assinado jose camargo PX2I 2384 e Radio escuta tambem
jose camargo
Jun 28th, 2013
Esse débil mental cujo nome em registro é MICHEL CARRIEL GOMES PU2 YMC Que foi elevado a essa categoria pela ineficiente ANA TEL. Alem de linguagem obscena de nível de alcova das casas da LUZ VERMELHA tem a proteção da impunidade da ineficiente ANA TEL a serviço( ou desserviço) dos meliantes da faxinha, que se não é legal mas tinha alguma coisa de bom. Roubou todo equipamento de um radio Amador Famoso de ITUPEVA e de um Restaurador de antiguidades. inclusive RÁDIOS na cidade de Franco da Rocha. Tem B.O. Registrado no 4º Distrito Policial na cidade de Jundiaí com ofensas dirigidas ate em telefone celular do prejudicado.
Assinado Jose Camargo.
michel
Jul 14th, 2013
é a anatel fola no seu barraco e levo tudo veio loco,kkkkkkkk vota pro p
jose camargo
Jan 14th, 2015
QUANDO UM DÉBIL MENTAL ESTA NO AR
É FACIL DE PERCEBER
ALEM DE LADRÃO DE RADIOS
NÃO SABE FALAR NEM ESCREVER
PASSA O DIA VIVENDO DE EXPEDIENTE
COMO HIENA FAMINTA NO PRADO
SE ALIMENTA DO PUTREFADO
PARA PODER SOBREVIVER
SE HOUVE SIRENE DA POLICIA
PASSA FUGIR E CORRER
PRA MORAR EM CASA DECENTE
NÃO TEM COMO CONSEGUIR
ENGANA A TROUXA DA MOÇA
COM SUA FORMA DE MENTIR
jose camargo
Jan 14th, 2015
Barraco era onde vc nasceu enquanto esperava a sua genitora terminar o trabalho na casa da luz vermelha. Dai o fato de voce não poder ter uma genealogia definida, ainda a sua capivara policial extensa estar disponivel. Michel Carriel Gomes pu2 ymc= ladrão, estelionatario e receptador de coisas roubas, desde o dia que roubou radios na casa do Agustinho de Itupeva.
vejam o barraco desse podre no GOOGLE MAPAS.
Rua Evangelista Mirandola nº 103- vila vianelo Jundiai-sp
jose camargo
Jan 15th, 2015
Novamente se ve a ma vontade da Fiscalização da ANATEL. Vai ate a casa dos prejudicados pelos sinais de Radio do Radioamador, que segundo ANATEL esta legalmente autorizado, e com sua Estação Legalmente Registrada. Dai a ANATEL transfere o problema para os infelizes vizinhos que de boa fé compram controles de Portões Automáticos que não contem “filtros” contra Interferências. Ou essa banda não deveria ser usadas pelos controles dos portões, ou a Fiscalização teria que visitar os fabricantes desses aparelhos vendidos para os moradores que sem culpa os adquirem.
O QUE SE PODE ESPERAR DE UMA ENTIDADE (ANATEL) QUE DEVERIA, E PARA ISSO TEM COMO RESOLVER, MAS PREFERE SAIR DE FORA DO PROBLEMA. ISSO É BRASIL !!!!
Claudio J Oliveira
Dec 16th, 2015
Bela matéria, parabéns.
PY2CJO
Paulo Mendonça
May 4th, 2016
E vcs ainda perdem seu tempo e dinheiro em pagar anatel fazer provinha terem seus dados pessoais armazenados sem segurança nenhuma e serem fiscalizados (ou seria caçados) por favor não sou a favor a bagunça mas dar força a anatel beira a burrice se ao menos fosse um orgão que fizesse seu papel ainda haveria logica em pagar taxinha e o escambau mas olha como eles agem com os radioamadores.
Na atual situação é dar um fora na anatel isso sim.